Encontro de Cavalo Marinho homenageia Mestre Salustiano com shows gratuitos

Boi Matuto de Olinda/Foto Divulgação


O Encontro Nacional de Cavalo Marinho e Festa de Reis, em sua 15ª edição, presta uma justa homenagem ao mais ilustre mestre do folguedo pernambucano: Manoel Salustiano Soares, o saudoso Mestre Salu. Para a festa, foram convidados todos os grupos em atividade no Estado, como o Boi Pintado, de Aliança; e o Boi Estrela de Ouro, de Condado, além de pastoris e cirandas. O Cavalo Marinho Boi de Ouro, da Paraíba, também participará do Encontro, que acontece nesta sexta (25) e sábado (26), a partir das 19h, na Casa da Rabeca, em Olinda. O acesso é gratuito.
Segundo Pedro Salustiano, filho de Mestre Salu e organizador do evento, a homenagem é uma forma de registrar, mais uma vez, a grande paixão do seu pai pelo Cavalo Marinho, algo que sempre fez questão de transmitir aos filhos de netos. Ele deixou para nós esse legado, que começou com o meu avô, João Salustiano, hoje com 91 anos, diz Pedro, completando que a rabeca e o Cavalo Marinho estão enraizados na história da família Salustiano.
Quem receberá a homenagem em nome de Mestre Salu, uma rabeca em forma de troféu, será o próprio João Salustiano. O momento, que promete emocionar o público, acontecerá na abertura do Encontro, na sexta-feira (dia 25). Na ocasião, também será homenageada a presidente da Fundarpe, Luciana Azevedo, pelo apoio e incentivo às manifestações culturais de Pernambuco.
Atrações - Este ano, a programação prevê, na sexta-feira (dia 25), os grupos Boi Pintado, de Aliança, com Mestre Grimário; Mestre Batista, também de Aliança, com Mestre Mariano Teles; Estrela do Oriente, de Camatunga, com Mestre Inácio Lucindo; Estrela Brilhante, de Condado, com Mestre Antônio Teles; além do Pastoril Tia Nininha e da Ciranda Brasileira de Carpina.
Neste sábado (26), se apresentam os Cavalos Marinhos Boi Brasileiro, de Itaquitinga, com Mestre Biu Roque; Estrela de Ouro, de Condado, com Mestre Biu Alexandre; Boi de Ouro, da Paraíba, com Mestre Araújo; Boi Matuto, de Olinda, do Mestre Salustiano; e a Ciranda Nordestina de Olinda (Família Salustiano).
SERVIÇO:
O que: 15º Encontro Nacional de Cavalo Marinho e Festa de Reis
Quando: nesta sexta (25) e sábado (26)
Onde: Casa da Rabeca do Brasil, Cidade Tabajara, Olinda.
Horário: A partir das 20h
Informações: (81) 3371-8197
Site: www.casadarabeca.com.br.

Da Assessoria de Imprensa/Diálogo Comunicação (81.3426.2263)