Envelhecer com qualidade

Imagem/divulgação

 

* Paula Meira

 

Há muito ouvimos falar que a saúde do País está na UTI. Mas, nem só de descaso vive esta área vital para a população. Os profissionais sérios do setor estão, cada vez mais, investindo na educação continuada dos seus colaboradores e oferecendo, consequentemente, um serviço bem melhor aos pacientes. O aumento da expectativa de vida nos últimos anos tem acarretado para o Brasil uma população cada vez mais idosa. A preocupação não é envelhecer, mas envelhecer sem qualidade. 

 

Saúde X velhice é um tema que me faz pensar diariamente como empresária atuante no setor. Estatística da Interne Soluções em Saúde, na Ilha do Leite, com 14 anos no mercado,  revela que, dos pacientes que gerenciamos pelo serviço FiqBem, 87% têm acima de 69 anos . Como nos preparar então para a velhice ou para doenças que virão? Essa preocupação é  constante no nosso convívio. Muitas famílias, "donas" de seus doentes sabem que nem sempre uma situação financeira estável significa ter um bom atendimento médico garantido. Atualmente faltam leitos até nos hospitais privados.

 

O Brasil não está se desenvolvendo paralelamente à população e isto resulta numa população idosa, sem saúde. A superlotação dos serviços é a consequência. O atendimento  domiciliar (home care)  já é uma realidade para muitos, está cada dia mais presente nas grandes cidades e deve ser visto como uma alternativa oportuna para muitos. Tem auxiliado os pacientes crônicos e também estáveis, os tirando do hospital, com tratamento adequado em casa. É menos custoso para o serviço público e menos incômodo para o paciente, que poderia passar meses ou anos num hospital, já que sua doença é crônica ou degenerativa. A finalidade é um processo educativo sobre a doença, a prevenção de novas doenças próprias do envelhecimento e impedir os agravos destas já instaladas.

 

A Saúde exige atenções diferenciadas por parte dos governantes. Na Câmara dos Vereadores do Recife tramita um Projeto de Lei (nº 60/2011), de autoria do vereador Vicente André Gomes, com benefícios fantásticos para quem dele lançar mão, caso aprovado? Pago pelo SUS e o município. Visa a criação do Programa Saúde em Casa ProntoLar (Pronto Atendimento ao Lar) para atendimento de home care (domiciliar) aos pacientes do SUS e garante atenção no domicílio, assistência e internação domiciliar, entre outros serviços. Quantos e tantos não ajudaria? Que este venha e seja parte da  solução para as vidas humanas que precisam.

 

* Paula Meira é fonoaudióloga e empresária da saúde