Antonio Carlos Viana e Luís Henrique Pellanda estão entre os destaques da 3ª da Feira do Livro do Vale do São Francisco, em Petrolina

Antonio Carlos Viana e Luís Henrique Pellanda estão entre os destaques da 3ª da Feira do Livro do Vale do São Francisco/Foto divulgação









Muitas novidades incrementam a programação da terceira edição da Feira do Livro do Vale do São Francisco, que acontece desta quinta-feira (04) até domingo (07), em Petrolina. O evento, que se tornou o maior sucesso na região, vai esquentar a temperatura do Centro de Convenções Senador Nilo Coelho com uma vasta agenda gratuita para todos os públicos com brincadeiras culturais, apresentações artísticas, contação de histórias, declamações poéticas e literárias, mesas redondas, lançamentos de livros, oficinas, palestras e bate-papos com autores e especialistas do setor livreiro. Co-realizada pela Secretaria de Educação da Cidade, produtora Cia. de Eventos e Ideação, a iniciativa contará com diversos nomes de destaque dentro das atividades que acontecem durante quatro dias, sempre das 13h às 21h. "Essa terceira edição do evento talvez seja a versão da Feira cuja programação é mais diversa, justamente por tentar abarcar vários lados da literatura como o contemporâneo", diz o curador do evento, o jornalista Schneider Carpeggiani.

- O evento traz cerca de 30 atividades para o público em parceria com Sebrae, Museu Cais do Sertão, Iphan, Univasf, ANL e Cia. do Lazer ANL -
Entre os participantes está o romancista e cineasta Fernando Monteiro, vencedor em 2013 do primeiro Prêmio Pernambuco de Literatura, na Categoria Romance, com O Livro de Corintha. O pesquisador e professor Genivaldo do Nascimento, coordenador geral do Clisertão (Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão), também participa de conversa com o trabalho de movimentação e divulgação da literatura brasileira na região. A programação ainda integra a poetisa e historiadora Micheliny Verunschk, única mulher estreante e também a mais jovem a ficar entre os dez finalistas do Prêmio Portugal Telecom de Literatura, em 2004. Com diversos trabalhos publicados na Europa, foi vencedora em 2014 do Prêmio São Paulo de Literatura com "Nossa Teresa - Vida e Morte de uma Santa Suicida". "É muito bom realizar a Feira do Livro em Petrolina num ano em que a cidade já recebeu o Clisertão, que é bienal. Quando eles acontecem em paralelo, é uma forma de analisarmos o trabalho que esses dois eventos - o Clisertão e a Feira do Livro - têm realizado para divulgar e problematizar a literatura contemporânea, não apenas a feita na região, também no Brasil", reforça Carpeggiani.

A grade se complementa com destaques renomados nacional e internacionalmente como escritor sergipano Antonio Carlos Viana, vencedor do prêmio APCA em 2009, autor de "Jeito de matar lagartas". Lançado no final de 2015, pela Cia. das Letras, a publicação traz retratos incomuns de personagens comuns no seu universo e é destaque em bate papo com o curador Schneider Carpeggiani. O cronista e contista brasileiro paranaense Luís Henrique Pellanda é um dos nomes que está hoje reformulando a crônica no Brasil e fala no evento de como o gênero é fundamental para pensarmos o país e o jornalismo. Auto de "Asa de Sereia" (Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2013), teve a sua primeira publicação "O macaco ornamental" (Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009) classificada em segundo lugar no Prêmio Clarice Lispector 2010, na categoria conto, concedido pela Fundação Biblioteca Nacional, e foi finalista do Prêmio Jabuti de Literatura, em 2012 com o livro "Nós passaremos em branco" (Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2011). 

"De certa forma, a programação da Feira do Livro do Vale do São Francisco nesse ano é marcada pela fala do escritor Fernando Monteiro, que terá como tema o questionamento de como escrever sobre o contemporâneo, sobre o compromisso que o escritor tem na hora de começar a pensar em um livro e a publicar. Temos Antonio Carlos Viana, um dos maiores contistas do Brasil; o cronista Luís Henrique Pellanda, que ministrará uma oficina sobre a importância da crônica; além de Micheliny Verunschk, que está para lançar um romance sobre a história recente do Brasil e a sua própria história; o poeta Miró também lançará seu novo livro que fala do seu difícil processo de recuperação, o Penúltimo olhar sobre as coisas", diz o curador. 

Homenageado em 2015 na X Bienal Internacional do Livro de Pernambuco (evento realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda), Miró da Muribeca não só irá lançar seu novo livro "O Penúltimo Olhar Sobre as Coisas", como também comemorará o seu aniversário de 56 anos em nossa III Feira do Livro do Vale do São Francisco. O poeta pernambucano marcará sua presença no evento literário com ação especial o "Recital Poético". "Isso tudo além de mesas sobre a questão do cordel no século 21 e sobre a lusofonia. Talvez essa seja a programação mais diversa e apoiada pelas questões do momento presente que já tivemos", completa. A literatura de cordel estará em evidência com diversas atividades como uma exposição do acervo da escritora e pesquisadora Maria Alice Amorim que ainda compartilha seu conhecimento em oficina com o tema "Literatura de Cordel na sala de aula" e bate papo em palestra sobre "O Cordel no Terceiro Milênio", destacando como é essa produção nos dias da cibercultura.

A relação da cultura, leitura e tradições também está interligada a partir de parceria com o Museu Cais do Sertão, na qual serão exibidos três curtas do seu acervo exclusivo, produzidos por alguns dos nossos maiores expoentes cinematográficos: Paulo Caldas e Lírio Ferreira. Serão apresentados para a apreciação do público nos quatro dias do evento os filmes "Lua" de Paulo Caldas e "4Kordel" de Lírio Ferreira, produzidos pelos cineastas, com o apoio de Ramon Dias do Educativo Cais do Sertão e que integra o Coletivo Lá no Meu Sertão Caboclo Lê, que atuará como mediador da ação. Além disso, uma programação especial foi pensada e desenvolvida para a criançada com a Bienalzinha, uma iniciativa vinculada às ações da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, em parceria com a Cia. do Lazer, que envolve um ambiente específico para as atividades com o público infantil. Entre as atividades para animar o público infantis estão Brincando com as Letras, Brincadeiras com O Patinho Tuga, Quiz Literário, Brinquedo Cantado, Cantinho da Criação, Jogos Gigantes, Gincana do Livro, Rally do Conhecimento, Contação de história interativa - contando e brincando e bate papo com diversos autores como Ana Barros e Júlio Lóssio de "Meus bichinhos da Caatinga".

Para quem busca ampliar seus conhecimentos, estarão sendo oferecidas oficinas variadas, durante os quatro dias da Feira do Livro do Vale do São Francisco 2016, voltadas para professores, educadores, arte-educadores e pessoas interessadas. São elas "A Educação na Construção da Identidade Sertaneja", "Literatura de Cordel na sala de aula" e "Educação Patrimonial por meio de Inventários Participativos", "Movimentar é bom! Curso de Recreação para educadores", realizadas em parceria com o apoio da Univasf, o Sebrae, o Museu Cais do Sertão, Iphan, Cia. do Lazer. E na área de atividades de formação ainda teremos a palestra "Empreendedorismo Cultural" com o consultor José Lucas Mendes, e uma apresentação do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, programa para gestores de escolas públicas, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas/ Petrolina. As informações sobre inscrição para as oficinas devem ser levantadas antecipadamente no site http://www.feiradovale.com.br/.

Integrado ao calendário cultural do estado e considerado já como um dos principais eventos da região, a Feira do Livro do Vale do São Francisco tem ajudado a reforçar a força do mercado literário brasileiro, regional e pernambucano. Realizada há mais de dois anos, reúne em um mesmo espaço expositores do mercado livreiro, escritores, artistas e produtores culturais que movimentam uma ampla programação voltada a disseminação da cultura e educação através da leitura. A programação da III Feira do Livro do Vale do São Francisco proporcionará várias novidades para a região, pode ser conferida nas mídias sociais do evento (https://www.facebook.com/FeiradolivrodoVale/?fref=ts) e no site http://www.feiradovale.com.br/.


SERVIÇO:
III FEIRA DO LIVRO DO VALE DO SÃO FRANCISCO (http://www.feiradovale.com.br/)
Quando: Desta quinta-feira (04) até domingo (07), das 13h às 21h
Onde: Centro de Convenções Nilo Coelho de Petrolina
INFORMAÇÕES: