Encontro no Recife reúne professores do Norte e Nordeste do Brasil

Evento do SOMOS EDUCAÇÃO reúne professores do Norte e Nordeste no Recife/foto divulgação 


A SOMOS Educação, maior companhia de educação básica do Brasil, realiza no dia 22 de outubro, das 8 às 17 horas, o evento SOMOS Professores, no Hotel Golden Tulip, em Recife. O encontro vai reunir educadores dos Sistemas de Ensino Maxi e Geo das regiões Norte e Nordeste do país, sob o tema "Quando somos atuantes aprendemos com as mudanças da nova Geração".

 O SOMOS Professores vai apresentar um projeto inédito de troca de experiências para o aprimoramento de práticas de ensino. Trata-se da REDE de Experiências, que reúne professores de diferentes escolas e regiões brasileiras e pretende ser a maior comunidade de conhecimento prático para educadores do país. 

De acordo com Giovanni Peduto, Diretor dos Sistemas de Ensino da SOMOS Educação, e que fará a abertura institucional do evento, o Brasil está entre os países com maior oferta de cursos de formação, porém as capacitações estão centralizadas na formação teórica. "Nós queremos ensinar também na prática diária. Proporcionar soluções para a realidade da sala de aula, discutir e trazer as melhores práticas, ferramentas e soluções – e queremos fazer isso com todos e para todos – por isso estamos chamando de REDE de Experiências", explica o gestor.

Durante o evento estão programadas duas palestras, uma delas com o educador Júlio Machado, pesquisador do comportamento humano e especialista em sexologia educacional. Segundo ele, a maioria das escolas não está preparada para responder a urgente demanda por uma nova forma de educar, estando ainda muito mais fundamentada em uma plataforma de ensino do que em uma plataforma de aprendizagem. Para adaptar-se a este novo contexto o professor, de acordo com Machado, precisa rever a sua linguagem para se comunicar com as novas gerações altamente influenciadas pelo mundo digitalizado. 

"A escola precisa também rever seus currículos para redefinir conteúdos relevantes que sirvam de suporte para o desenvolvimento de habilidades que levem o aluno à aquisição de grandes competências através de uma aprendizagem significativa", destaca.

Celso Vasconcellos, doutor em Educação, pedagogo, filósofo e pesquisador, também é presença confirmada no evento, abordando o tema "O Desafio da Qualidade da Educação". A explanação vai contextualizar o problema da qualidade da Educação Escolar e provocar a reflexão crítica sobre a educação e a efetiva aprendizagem.

PROGRAMAÇÃO SOMOS PROFESSORES

Tema: Quando Somos Atuantes Aprendemos com as Mudanças da Nova Geração

 22 de setembro (sábado) - Hotel Golden Tulip – Recife/PE

8h às 9h - Credenciamento e Welcome Coffee

9h às 9h20 - Abertura Institucional -Giovanni Peduto – Diretor dos Sistemas de Ensino Maxi e Geo

9h20 às 10h40 - Espaço Cultural - Kiara Terra e Angela Coltri

10h40 às 12h10 - "Quando somos atuantes, aprendemos com as mudanças da nova geração" – Júlio Machado, biólogo, pesquisador do comportamento humano e especialista em sexologia educacional.

 

 

14h - Abertura 2º ciclo

14h20 às 16h20 - "O desafio da qualidade da Educação" – Celso Vasconcellos – doutor em Educação, pedagogo, filósofo e pesquisador. 

 16h20 às 16h40 - Coffee de Encerramento

 

 Somos Educação (www.somoseducacao.com.br) - A SOMOS Educação está presente em diversos segmentos – editoras, escolas, sistemas de ensino básico e técnico, cursos preparatórios para concursos e ensino de idiomas. Detentora de grandes marcas como Ática, Scipione, Saraiva, Anglo, pH e Red Balloon, entre outras, a companhia possui capital aberto com ações negociadas na BM&FBovespa. A SOMOS tem como foco principal a formação de gerações de brasileiros cada vez melhores, por meio de uma educação desafiadora e inspiradora, que ensine os estudantes a serem protagonistas de suas vidas.

Sistema Maxi de Ensino (www.sistemamaxi.com.br) – O Sistema Maxi de Ensino surgiu em 1998, a partir do trabalho desenvolvido no Colégio Maxi de Londrina (PR), evoluindo no desenvolvimento de materiais didáticos da Educação Infantil ao Pré-Vestibular. Atualmente, totaliza cerca de 450 escolas conveniadas presentes em todas as regiões do país, além de unidades no Japão, que adotaram o material do Maxi a fim de atender às necessidades dos filhos de brasileiros que lá trabalham. Desde 2011, o Sistema Maxi de Ensino passou a fazer parte da Somos Educação, a maior empresa no segmento de Educação Básica atuante no mercado brasileiro.

Sistema GEO de Ensino (www.geo.com.br) – Com mais de 35 anos de atuação e forte presença nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o GEO fornece material para 65 mil alunos de mais de 250 escolas dessas regiões. Com metodologia pedagógica diferenciada, forma estudantes que apresentam excelentes resultados nos principais vestibulares e concursos do Brasil, graças a uma equipe que alia ensino rigoroso a um forte sentimento de família, profissionalismo e solidariedade, promovendo a educação de qualidade no Brasil. Desde 2012, faz parte do portfólio de sistemas de ensino da SOMOS Educação.