Fabricantes de alimentos redescobrem o poder da beterraba nos super alimentos


 

A raiz passa ser usada em produtos inovadores 

 Apesar da longa história da beterraba, esta raiz nunca foi tão importante como agora, por conta de suas vitaminas e nutrientes. Ela foi admitida na categoria de super alimentos e a sua cor vibrante garante uma atratividade à parte.Os fabricantes de alimentos e bebidas redescobriram as beterrabas e estão lançando produtos baseados nesta raiz.

Originária da África do Norte e das regiões de estepe da Ásia central e do norte, foram os romanos que levaram a beterraba para a área do Mediterrâneo. Foram encontradas evidências de beterraba em escavações de assentamentos romanos.O nome beterraba foi mencionado, pela primeira vez, na Idade Média. Ela existia em uma grande variedade de formatos e cores. Hoje a cor típica é o vermelho, devido ao alto teor de betaína, um pigmento secundário da planta, cujo primeiro cultivo data do século 19.

A betaína ajuda a reduzir os níveis de homocisteína no sangue que, em excesso, são um fator de risco para doenças cardiovasculares, hipertensão e arteriosclerosis. A betaína também ajuda a aumentar os níveis de serotonina, relacionados ao humor. Assim, de certa forma, a beterraba também faz bem para o espírito. Ela também é rica em antioxidantes, minerais e oligoelementos, vitaminas B e C, ácido fólico e ferro, cálcio, iodo, potássio, magnésio, sódio e fósforo. Estas substâncias estimulam a função hepática, fortalecendo a vesícula biliar que tem um papel importante na formação do sangue e que ajuda a aliviar a hipertensão.

Julia Trebels, gerente Global de Produto da SIG Combibloc, explica: "Os consumidores - especialmente os sempre conectados e conscientes, os millenials, os favoráveis à sustentabilidade e os extremamente críticos – estão muito mais focados em aspectos saudáveis que as gerações anteriores. Isto influencia a escolha de alimentos e bebidas. Os 'superalimentos, com nutrientes, substâncias ativas e minerais essenciais, como antioxidantes, não são mais uma opção; eles estão firmemente estabelecidos na vida de muitos millennials. Assim, os fabricantes de alimentos e bebidas adicionaram estes alimentos à sua linha de produtos. Alimentos como açaí, acerola, arônia, gojiberries, noni, mangostim e cranberries, ou abacate e romã, antes considerados opções exóticas de ingredientes, agora são encontrados em várias receitas. Há ainda uma vasta linha de outros alimentos que, por suas propriedades saudáveis, podem completar facilmente os super alimentos e a beterraba é um ótimo exemplo".

 Protegida da luz e do oxigênio

O suco de beterraba é sensível à luz, portanto a embalagemcartonada é ideal. Alimentos e bebidas em embalagens cartonadas estão protegidos por um período maior sem a necessidade de refrigeração e conservantes, e não sofrem alteração de sabor ou aparência. Os sabores, cores e nutrientes, e as vitaminas nas bebidas, são mantidos. Em sua forma pura, ou combinada com outros sucos de frutas ou vegetais, o suco de beterraba pode ser envasado nas linhas padrão da SIG Combibloc para bebidas. A beterraba também funciona bem como um ingrediente em molhos, sopas ou produtos à base de tomate.

Julia Trebels completa: "A beterraba é um ingrediente coringa que pode ser adicionado a formulações de produtos doces ou salgados. Em combinação com os super alimentos, é possível desenvolver inúmeros produtos, por exemplo, com sementes de chia, manteiga de amêndoas e abacate."

 A SIG Combibloc é uma das principais fornecedoras mundiais de embalagens cartonadas e máquinas de envase para alimentos e bebidas. Em 2015, a empresa faturou € 1,720 bilhão, tendo cerca de 5 mil funcionários atuando em 40 países.

Ao longo de sua história, a beterraba consolidou-se como uma raiz rica em vitaminas e nutrientes e agora começa a ser usada para compor os super alimentos.

 

Crédito foto: SIG Combibloc

  

A Tipco F&B Co.,uma das maiores fabricantes de sucos da Ásia, é pioneira no lançamento de uma linha de sucos utilizando beterraba, a Tipco 100%.

Créditofoto: SIG Combibloc

 

 

Na Holanda há a linha "CoolBestVitaDay" de suco de beterraba combinado com maçã, framboesa e groselha.

Crédito foto: CoolBest

 

 

 

A Alifard, uma das líderes em bebidas no Irã, oferece suco 100% beterraba sob a marca 'Sunich'.

 

Crédito foto: SIG Combibloc

 

 

 

Na Alemanha, aAmeckeFruchtsaftcombinou beterraba, raspberrye maçã, criando a linha premium "Fruchtgemüse".

Crédito foto: SIG Combibloc

A beterraba também é muito usada em receitas como o purê da SMT com tomate, couve, beterraba e berinjela, disponível nos EUA.

Crédito foto: SIG Combibloc