Fotografia e mobilidade: Dajaneladomeuonibus lança, nesta terça-feira (29), site e campanha nas redes sociais

Metrô de Camaragibe/Foto Gil Vieira
Linha do Bugres/Foto Amanda Prado



A maior linha de ônibus do mundo é virtual, colaborativa, passa por cinco continentes e sensibiliza o olhar afetivo para a cidade. O projeto Dajaneladomeuonibus, que desde 2014 convida as pessoas a publicarem o que vêem de dentro do transporte público, lança nesta terça-feira (29), o seu site, que reunirá as fotos publicadas no perfil @dajaneladomeuonibus no Instagram e possibilitará ao usuário fazer uma busca avançada pelas imagens, usando palavras-chaves, hashtags, nome do autor das fotos, linha de ônibus, cidade, entre outros. 

Linha 64 do bonde em Balvanera/Foto Maria N
Foto Isabela Farias


Para difundir o site, que busca fortalecer os olhares afetivos urbanos, a artista e designer Isabela Faria, idealizadora do projeto, irá ao encontro do público-alvo do Dajaneladomeuonibus, circulando nos coletivos da Região Metropolitana do Recife. Entre uma linha e outra, Isabela irá convidar os passageiros a embarcar na viagem virtual, fotografando cenas, fragmentos, paisagens de cidade e do cotidiano. "Faz mais sentido a gente ir pra rua conversar com quem está nos coletivos do que se fechar em qualquer espaço. É o uso do ônibus e a percepção da cidade que deu vida ao projeto", explica Isabela. 

Linha Rio Doce Piedade-Recife/Foto Keila Vieira


A artista convidará alguns colaboradores e circulará em linhas distintas, das 9h30 às 11h e das 15h30 às 17h, estimulando os usuários do transporte coletivo a fazerem fotos e interagirem com a hashtag #Dajaneladomeuonibus, no Instagram. Quem tiver interesse em participar da iniciativa, pode seguir para a concentração da intervenção, que será na parada de ônibus da Av. Cais do Apolo (nº 180045), em frente ao Santander, ao lado da Ponte Maurício de Nassau, no Bairro do Recife.

Linha Dois Irmãos/Rui Barbosa/Foto Marina Suassuna



Uma das principais características do site, desenvolvido pela 3Ecologias, com incentivo da Secretaria de Cultura de Pernambuco, por meio do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura, é a busca por imagens. "A pesquisa fica mais precisa do que se feita nos buscadores mais utilizados, como o Google, por ter seu campo restrito ao que foi publicado no Instagram do Dajanela", conta Isabela. Também serão disponibilizadas notícias sobre o projeto, relatos de usuários dos coletivos, curiosidades e fatos relacionados à memória e à cidade.

A plataforma conta ainda com um mapa, que mostra por onde já passaram os colaboradores #Dajaneladomeuonibus, que hoje tem mais de 5 mil seguidores no Instagram e mais de 7 mil curtidas no Facebook. De Recife, em Pernambuco, aos vizinhos Janga, Igarassu e João Pessoa, passando por Maharashtra, na Índia, Almaty, no Cazaquistão, Kuopio, na Finlândia, Moscou, na Rússia, Montevidéu, no Uruguai e Barcelona, na Espanha. A lista de cidades com contribuições ao Dajanela somam mais de 100 cidades em cerca de 50 países. Segundo Isabela, com o mapa foi possível criar "a maior linha de ônibus do mundo, são quase 50 mil quilômetros", refere-se com a graça exagerada típica do pernambucano.

Campanha - Além de apresentar o projeto para quem não conhece, e encontrar com quem já contribui para a plataforma com seu olhar poético, a ação também irá promover a nova campanha do projeto, que irá renovar a exposição de longa duração do #Dajaneladomeuonibus na Central de Atendimento do VEM, na Rua da Soledade. Além disso, as nove fotos mais curtidas do concurso circularão em ônibus da Região Metropolitana do Recife, em fevereiro de 2017. As informações sobre como participar serão disponibilizadas no regulamento, a ser lançado junto com o site. 

A campanha é realizada através de parceria com a Urbana-PE - Sistema de Empresas de Transporte Integrado. Para Luiz Fernando Bandeira de Mello, presidente da organização, o projeto ajuda a desenvolver uma perspectiva cidadã sobre o transporte público e a cidade. "O Dajaneladomeuônibus promove um olhar diferenciado não apenas sobre o transporte público, mas sobre a cidade e a forma como nos relacionamos com ela. Além de estimular as pessoas a admirar e valorizar os caminhos por onde circulam e até passar a zelar por uma cidade melhor", disse o gestor.

Da janela - Interagir e participar da realidade urbana, seja através de um pertencimento nos espaços públicos, seja por interesse na convivência social, como a prática do exercício da cidadania ou mesmo como resgate da memória histórica e afetiva. O Projeto #Dajaneladomeuonibus propõe o uso do coletivo como expressão do olhar, possibilitando um diálogo entre a cidade, a manifestação artística, a vivência e o ponto de vista de cada um. 

A iniciativa reforça a troca de valores, incentiva a cidadania e debate a mobilidade, ao propor um outro olhar do e para o uso dos transportes públicos. Por causa disto, Isabela Faria já firmou importantes parcerias com instituições, organizações e coletivos que promovem ações como Bicicletada, Vaga Viva, Dia Mundial Sem Carro, Jane's Walk, Desafio Intermodal e Semana Multimodal. 

Este último, promovido pelo Instituto Corrida Amiga em 15 cidades do Brasil, convida as pessoas a experimentarem um meio de transporte diferente a cada dia, com prioridade aos meios ativos e coletivos. "Na Corrida Amiga a gente fala que a pé e busão é igual a arroz e feijão. Básico. E o ônibus é muito importante no transporte público. Então a parceria com o DaJanela é isso, de mostrar iniciativas que inspirem as pessoas a sair da bolha, da sua área de conforto e experimentem outros meios de locomoção", disse Silvia Stuchi Cruz, idealizadora do Instituto.

Para saber mais:
www.dajaneladomeuonibus.com (disponível a partir o dia 29 de novembro)


Serviço:
Lançamento do site e da campanha #dajaneladomeuonibus
Quando: 29 de novembro, terça-feira
Onde: Ação nos coletivos da cidade, das 9h30 às 11h e das 15h30 às 17h, e celebração na Rua Mamede Simões, na Boa Vista, a partir das 18h
Concentração: às 9h e às 15h, na parada da Av. Cais do Apolo, em frente ao Banco Santander, ao lado da Ponte Maurício de Nassau, no Bairro do RecifeCurta, participe e boa viagem!