Palestras, lançamentos, humor e atividades de lazer na agenda da Semana do Livro de Pernambuco desta quarta (30) a domingo (04) no Museu do Estado

Bernardo Kucinski/Foto divulgação

Vertentes variadas da leitura e da literatura nas mais diversas expressões das artes e da cultura movimentam agenda da Semana do Livro de Pernambuco que acontece desta quarta (30) até domingo (04), no Museu do Estado que contará com intervenções teatrais, apresentações musicais, lançamentos, show e espetáculos de dança musicada, poesia e cantoria. Nesta quarta (30), às 18h, os autores e pesquisadores Antonio Neto e José Alves Sobrinho resgatam as memórias de José Saturnino, amigo de infância de Virgolino Ferreira (conhecido por "Lampião"), com lançamento do seu "Pegadas de um Sertanejo". Antecipando as novidades sobre a décima primeira edição da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, a ser realizada no segundo semestre de 2017, às 18h30, haverá momento de lançamento da edição do próximo ano com estreia do projeto O ano das lágrimas na chuva, com a participação do escritor e cineasta Fernando Monteiro, homenageado do evento bianual juntamente com o imortal Lima Barreto, conforme anunciado ano passado. A ocasião será marcada por bate-papo com Adelaide Ivánova (O martelo, Polaróides), poeta e fotógrafa pernambucana radicada na Alemanha.




Elvira Vigna/Foto divulgação

Sidney Rocha/Foto divulgação




Nos painéis "Narrativas Possíveis do Presente", a ação literária e cultural realizada pela Cia de Eventos e a Ideação envolverá entre as cerca de 40 atividades diversas pautas que expressam as mais distintas vertentes das letras e da leitura na atualidade. Teremos desta forma a presença de nomes nacionais como a pesquisadora e escritora Elvira Vigna, o jornalista e autor premiado com o Jabuti José Castello, o escritor e cientista político paulista Bernardo Kucinski e a tradutora e escritora Ivone Benedetti, autora de "Cabo de guerra" (Boitempo) que entram com discussões sobre os novos olhares e pensamentos da política e sociedade hoje. Nomes locais também brilham assim como os escritores nacionais como Raimundo Carrero, Sidney Nicéas, Carla Denise, Valdir Oliveira, Sidney Rocha e Silvério Pessoa que trazem seus novos trabalhos na forma de lançamentos, bate-papos e intervenções com o público. 

Mas, as atividades dão ainda envolvem diversas ações culturais e artísticas que dão nesta quarta (dia 30) continuidade a programação da Semana do Livro de Pernambuco, às 20h, com intervenção teatral do Grupo Magiluth, que apresenta o projeto "Obra" que compõe seu ponto de vista, ideia e uma posição de ativismo contra a situação política e a especulação imobiliária. "Queremos trazer para reflexão uma discussão que já mundial e que está vivendo mais diretamente nos dias de hoje, que é a questão política e especulação imobiliária", antecipa Giordano Castro que integra a formação desde sua criação em 2004 durante o curso de Licenciatura em Artes Cênicas da UFPE.

Nesta quinta-feira (01), interpretação cultural peculiares e dança musicada do Norte do país são destaque também da programação, às 18h45, na apresentação do Grupo Cacuriá de Dona Teté, personalidade maranhense reconhecida por seu trabalho parecido com o da pernambucana Dona Selma do Coco. Seguindo a tradição da rezadeira e caixeira Almerice da Silva Santos, percussionista maranhense que tinha um canto muito forte, conhecida pelo carinhoso nome Dona Teté, apresentará um espetáculo alegre, dinâmico, ao som dos ritmos de carimbó, caroço, valsa e baião inspirado no carimbó de caixeiras. "O Cacuriá é uma dança muito parecida com o carimbo e tens suas próprias características que fazem essa mistura religiosa e profana que integram a tradição de brincadeiras de roda, como o conhecido pastoril", diz Amaro Filho, produtor do grupo, que se apresenta na Semana do Livro com 20 integrantes entre músicos e dançarinos que trazem a tona elementos singulares que misturam, assim como no pastoril, o religioso e o profano. 

Às 20h, dar-se-á lugar para a apresentação musical do grupo Em Canto e Poesia que fará apresentação que traz toda a riqueza deste trabalho que resgata a cantoria de grandes nomes brasileiros como o avô, Lourival Batista, o conhecido poeta e repentista Louro do Pajeú. Uma das figuras míticas que marcaram história na região, levou a arte de versar improvisado a um patamar superior como no caso de Biu de Crisanto, Zé de Cazuza, Rogaciano Leite, Manoel Filó, João Batista de Siqueira (Cancão), Antônio Marinho, Jó Patriota, Zé Marcolino e Dedé Monteiro. "O Em Canto e Poesia é formado por três irmãos poetas que continuam levando a tradição daqueles que representaram nossa cultural por todo Brasil em um show voltado a música e poesia", adianta Amaro Filho, também produtor do grupo, que carrega em si o resgate da tradição da família e dos poetas, cantadores e repentistas de grandeza da região. O Em Canto e Poesia já consagrou o seu trabalho que reúne poesia de viola, frevo e música urbana contemporânea nos palcos nacionais.

O resgate de outro importante nome da nossa cultura se fará presente em intervenção musical e poética com os artistas Maciel Salú e Isaar França, às 20h, da sexta-feira (dia 02), que reincorporam Ascenso Ferreira numa homenagem in memoriam ao poeta pernambucano Ascenso Ferreira. A apresentação da dupla promete ser um verdadeiro espetáculo na forma de show especial que mostra a beleza e a força da poesia do autor oriundo de Palmares de obras como "Catimbó", "Cana Caiana" e "Xenhenhem" que contribuiu para projeta a cultura do Nordeste pelo Brasil através da integração com o Movimento Modernista de 1922.

No fim de semana a programação traz outras formas de expressão da nossa cultura popular e urbana com intervenções diferenciadas no sábado (dia 03). Às 19h, a Semana terá um momento especial com o poeta Miró que também lança e autografa seu mais recente trabalho "20 – para pensar um". O recifense Miró é um dos mais expressivos poetas urbanos da atualidade. Considerado por muitos como o melhor recitador de Pernambuco, ele vem se destacando em vários eventos literários do país desde que ingressou na poesia com o primeiro dos seus sete livros, "Que descobriu azul anil", lançado em 1985. Já às 20h o "Humor na Feira" do poeta popular Eugênio Jerônimo e do escritor Zelito Nunes ganham espaço trazendo um novo momento da literatura como entretenimento puro. Um prato cheio para conferir de perto o trabalho da dupla que traz esse projeto conjunto para a Semana do Livro de Pernambuco. Representante de Iguaraci, Sertão do Pajeú, Eugênio Jerônimo é linguista e um poeta inveterado que tem em sua trajetória o "Gramática do chover no Sertão", que reúne poesias e outros escritos do escritor. Advogado e formado em Ciências Sociais, Zelito Nunes, como é mais conhecido, também é pesquisador, cordelista e autor de livros como "Sertão de Beiradeiro – Registro Antes que Acabe", Natural de Prata, cidade no Sertão da Paraíba, mora em Recife há décadas e tem o seu trabalho reconhecido no Brasil afora.

Minha Pequena Àfrica Cordelândia/Foto Rafaella Ribeiro



A programação da Semana do Livro de Pernambuco ainda terá diversas outras surpresas com uma agenda cheia também de shows, brincadeiras e contação de histórias que traz um mundo mágico e lúdico para a criançada, como a apresentação artística do grupo Cordelândia, no sábado (dia 03), às 17h, com "Minha Pequena África", que apresenta influência da cultura de matriz africana sobre nós e forma leve e lúdica, em um espetáculo carregado de músicas afro-brasileiras, contos, lendas e cordéis.

Josildo Sá/Foto Divulgação


E no domingo (04), Josildo Sá também entra na brincadeira às 17h trazendo um novo formato para o seu "Latada para crianças", que aproximando o público infantil de canções memoráveis da MPB com uma leitura própria para a criançada e resgatando canções infantis com uma pegada diferenciada.

A Semana do Livro de Pernambuco movimenta de 30 de novembro a 04 de dezembro, das 14h às 20h, no Museu do Estado, todas as cerca de 40 atividades variadas nesta ambiência literária e cultural agregando diversas ações que se pautam nessas distintas vertentes que expressam a força das letras e da leitura na atualidade. O acesso é gratuito e tudo acontece no auditório do Museu do Estado (Espaço Cícero Dias) e na Área Externa do MEPE onde estão localizados o "Espaço Livro Aberto" e a "Bienalzinha", ambientes que contarão com ampla agenda a ser conferida no site (http://semanadolivrodepernambuco.com.br/). Os visitantes da Semana do Livro de Pernambuco terão acesso pelas entradas do Museu do Estado, mas vagas de estacionamento atenderão portadores de necessidades especiais e funcionários do MEPE.


SERVIÇO:
Quando: De 30 de novembro (quarta) a 04 de dezembro (domingo), das 14h às 20h.
Onde: Museu do Estado de Pernambuco – Av. Rui Barbosa, 960, Graças, Recife-PE.