Estação mais quente do ano exige cuidados com os pés

Especialista orienta quem quer manter os pés saudáveis/Foto Luiz Tenório



 

       

Com a chegada do Verão, a maioria das pessoas prefere colocar os pés à mostra, usando sapatos mais abertos. E para não fazer feio na hora de usar uma sandália ou ir à praia ou piscina, o ideal é dar o devido cuidado que os pés merecem. Afinal de contas, ninguém quer sair por ai com o calcanhar ressecado ou a unha encravada e com fungos.

Foto/Luiz Tenório
Já que essa parte do corpo tende a ficar mais exposta às agressões externas, os especialistas recomendam manter os pés hidratados, limpos e secos, antes de calçar os sapatos para aguentar com saúde o pique da estação. Uma das dicas é manter os pés limpos e secos e usar calçados confortáveis para não aparecer bolhas. Também é importante fazer o revezamento desses sapatos para não causar mau cheiro e preferir meias de algodão, que ajudam a absorver a transpiração e protegem dos fungos e bactérias.

A hidratação com cremes específicos é um dos cuidados que não podem faltar, pois é ideal para mantê-los protegidos nesta estação de calor, evitando o ressecamento e o surgimento de rachaduras. O protetor solar também deve ser usado para evitar queimaduras, já que fica mais à mostra. Segundo a podóloga Flávia Sarmento, idealizadora da rede de clínicas Sr. Pé, uma boa massagem com produtos especiais para essa parte do corpo, ajuda a refrescar no final da noite, depois de um dia intenso de trabalho. 

E para quem tem receio do chulé, a dica é fazer uma boa assepsia e não usar o mesmo caçado todo dia. "Para evitar problemas com o suor, é importante usar um spray antisséptico para eliminar o odor", ensina a especialista. O método também pode ser utilizado na higienização do próprio sapato, para evitar a proliferação de fungos. Ainda de acordo com ela, o talco nem sempre é o ideal, já que acaba deixando o pé úmido. Já para aqueles que gostam de pintar as unhas toda semana, a podóloga recomenda retirar o esmalte depois de três ou quatro dias de uso ou antes de pintar de novo. Isso evita o aparecimento de manhas brancas. "É importantíssimo que a unha respire, descanse."

Foto/Luiz Tenório

Entre as principais queixas dos clientes nas clínicas de podologia estão os calos, que surgem por causa da pressão no local; unhas encravadas, devido ao corte errado; e as rachaduras, devido à falta de elasticidade na pele. Por isso, os especialistas recomendam o cuidado e tratamento constante com os pés, através de podólogos e dermatologistas.


DICAS DA ESPECIALISTA:

1 – após lavar os pés, secar bem antes de colocar a meia ou o sapato


2 – preferir sapatos confortáveis e mais abertos


3 – usar meias de algodão


4 – trocar os sapatos diariamente


5 – higienizar os pés e os calçados com spray antisséptico para evitar o mau cheiro


6 – hidratar os pés com cremes específicos


7 – usar protetor solar também nos pés


8 – realizar tratamento contínuo nos pés com o podólogo e não só quando surgem problemas


9 – ao utilizar esmaltes nas unhas, descansar pelo menos três ou quatro dias antes de pintar novamente


10 – realizar massagens e escalda-pés para relaxar, após o dia intenso de trabalho


SERVIÇO:
CLÍNICAS SR. PÉ

Shopping Recife|81. 3326.0566
Shopping RioMar|81. 3049.3232
Plaza Shopping|81. 3267.7747
Shopping Tacaruna|81. 3221.0165
Caruaru Shopping|81.3725.4167