Poluição plástica é o tema da Semana do Meio Ambiente no Espaço Ciência

Foto-divulgação Espaço Ciência



A poluição plástica é o mote da programação da Semana do Meio Ambiente no Espaço Ciência. Até esta sexta-feira (08), serão mais de dez oficinas, além das atrações permanentes e de atividades oferecidas pelos parceiros. Entre os destaques, está o retorno do VEGCiência, demonstrações culinárias com alimentação saudável, promovido pela Faculdade Santa Helena e SVB-Recife (Sociedade Vegetariana Brasileira).

Entre as atrações permanentes, é possível visitar a Trilha Ecológica, conhecer o Observatório de Aves e fazer um passeio no barco movido à energia solar pelo espelho d'água ou pelo manguezal. Uma novidade é o Espaço Agroecológico, fruto de parceria entre o Espaço Ciência e o SERTA – Serviço de Tecnologias Alternativas. No local, os visitantes poderão perceber como o manejo integrado de diferentes culturas favorece uma plantação livre de agrotóxicos e fertilizantes.

Foto-divulgação Espaço Ciência

A reutilização de material plástico é objeto de várias oficinas: para confecção de bijuterias, de artesanato, de pequenas hortas e de objetos para decoração de interiores, como poltronas, cortinas e quadros.Com a participação em diversos experimentos, os visitantes poderão entender a poluição das águas; os impactos do derramamento de óleo no ambiente; ou os efeitos da queima de resíduos plásticos. Poderão, ainda, construir barcos para descobrir sobre as diversas fontes de energia ou realizar a análise das águas do Manguezal Chico Science.

Foto-divulgação Espaço Ciência

A música e biografia de Chico Science também são tema de uma oficina, que relaciona sua história ao ecossistema do mangue. Outra atividade convida o público a participar de uma peça interativa no qual cada um se transforma nos personagens.A Semana do Meio Ambiente está sendo realizada com apoio de vários parceiros. A indústria ASA, por exemplo, terá jogos que estimulam a reciclagem do óleo de cozinha. O Espaço Ciência é, inclusive, ponto de coleta de óleo usado para reciclagem. Diversas atividades também estarão sendo realizadas pelo projeto InCentífico, da UFPE.Também são parceiros a Secretaria de Meio Ambiente do Recife, Planeta Limpo, Serta – Serviço de Tecnologia Alternativa, CPRH, Escola Técnica Soares Dutra e Comunidade Pequenos Profetas – Telhado Verde.


VEGCiência – Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente, está de volta o VEGCiência. Realizado em parceria com a SVB-Recife (Sociedade Vegetariana Brasileira) e a Faculdade Santa Helena (Pós-Graduações em Alimentação e Nutrição Vegetariana), o evento promove demonstrações culinárias com alimentação saudável.

A cada dia, um nutricionista, especializado em comidas veganas, oferece uma demonstração diferente. É o caso de Alice Elihimas, chef vegana do Restaurante Capitania, em Olinda; de Ana Paula Magalhães, culinarista e nutricionista clinica; de representantes do Coletivo Antiespecista Artesanal Dhuzatti; e de Arthur Mota e Nana Barros, do Complô Veg. Os participantes poderão degustar e aprender a fazer iguarias como empadinha de mangará, leites e iogurtes artesanais, torta de acarajé com recheio de PANC, brownie sem glúten com calda de acerola.

As demonstrações acontecem das 14h às 16:00h. Não é necessária inscrição. Os interessados devem chegar com meia hora de antecedência e pegar uma senha na Recepção. De segunda a sexta, o Espaço Ciência funciona de 8h às 12h e das 13h às 17h.


Confira as oficinas e faixas etárias:

Plástico: um vilão na natureza? (Infantil, Fundamental 1 e 2): Peça interativa que demonstra os efeitos da poluição no ciclo da vida.

Gincana Ecológica (Público geral): Jogo que trabalha a coleta e separação de resíduos

Poluição Líquida (Fundamental 1 e 2): Por meio de experimento, é possível verificar efeitos do derramamento de óleo

De Chico ao mangue (Fundamental 1 e 2): Oficina que relaciona a história e musicalidade de Chico Science ao ecossistema do mangue

Pet na horta (Fundamental 1, 2 e Ensino Médio): Reciclagem de garrafa pet para plantação.

Power Boats (Fundamental 1, 2 e Ensino Médio): Efeitos da poluição hídrica e uso de fontes de energia por meio da construção de barcos

O que tem nessa água? (Público geral): Análise das águas do manguezal.

Materiais não recicláveis, fazer o quê? (Infantil, Fundamental 1 e 2): Utilização de material plástico para artesanato

Fumaça de plástico: o que causa? (Fundamental 2 e Ensino Médio): Experimento que mostra os efeitos da queima de plásticos

Biodegradando Plástico (Público geral): O objetivo é construir um ambiente favorável para larvas e observar se elas conseguem degradar plástico

Pet Biju (Fundamental 2 e Ensino Médio): Criação de bijuterias com a utilização de garrafas pets.

Design de interiores sustentável (Fundamental 1, 2 e Ensino Médio): Reciclagem de garrafa pet para construção de poltronas, cortinas, quadros e outros objetos para a casa.