Dermatite atópica: doença comum entre cães

Foto/ Google Imagem



Foto/ Google Imagem
O Brasil tem a quarta maior população de animais de estimação do mundo e, gatos e cachorros tem a preferência nacional quando o assunto é ter um pet para chamar de seu. A decisão de se tornar o tutor de um animal vem cercada de alegrias e responsabilidades. Tratados como membros da família, os animais são excelentes companhias e auxílio comprovado na cura de doenças do corpo e da alma mas, como seres humanos, eles também adoecem. De acordo com a médica veterinária com especialização em Dermatologia do Hospital Veterinário Harmonia (HVH), Cintia Valadares, é preciso estar atento a qualquer ferimento no animal já que as doenças de pele são bem comuns em cães e gatos e, a de maior incidência ente cachorros é a dermatite atópica .




Dra. Cintia Valadares/ Divulgação
A dermatite atópica é uma patologia associada a alergia a alergênicos ambientais como ácaros do pó, pólens, algodão, linhas , lãs e fungos (esporos do mofo) . Um dos principais sintomas é o vermelhidão e a lambedura em excesso principalmente das patas. Infecções na pele e otites recorrentes, conjuntivite, vermelhidão na boca, cabeça e orelhas e o ato de lamber a região abdominal também são sintomas comuns.

Foto/ Google Imagem


De acordo com Cintia, quanto mais pura a linhagem do animal mais propenso a problemas de pele. " Animais que tem uma alimentação errada e que são de dentro de casa, convivem com camas e sofás podem ter mais acesso a ácaro domiciliar e contrair a dermatite atópica", salienta. 

Todas as raças shiatzu, beagle, bulldogs, maltês, west terrier, entre outras tem maior predisposição a doença. " O diagnóstico precoce para um rápido início do tratamento, melhora a qualidade de vida do seu pet", reforça.



SERVIÇO

Hospital Veterinário Harmonia

Estrada do Encanamento, 585, Casa Forte

Informações: 81. 3241. 6359

Avenida Visconde de Albuquerque,894, Madalena

Informações: 81. 3128.3030